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por Fábio Passalacqua, Gabriel Aguiar e Guilherme Dotto

quarta-feira, 29 de maio de 2019

Boeing 747-400F da AirBridgeCargo em São José dos Campos


A semana começou agitada no Aeroporto Professor Urbano Ernesto Stumpf, em São José dos Campos, no interior de São Paulo.


Por volta de 09:15 da manhã de segunda-feira, 27, surgiu no horizonte repleto de prédios e morros a atração principal do dia, o Boeing 747-400F VQ-BHE da empresa russa AirBridgeCargo Airlines. Sua missão: transportar o satélite sino-brasileiro CBERS-4A até a China. 


Após o pouso pela pista 15, o Boeing de 10 anos que operou anteriormente nas empresas Nippon Cargo Airlines, do Japão, e Cargo B Airlines, da Bélgica, realizou um backtrack (uma volta de 180º) na cabeceira 33 e taxiou até as proximidades da taxiway B. A partir deste ponto foi tratorado até o local onde ficou estacionado, por equipamentos e pela equipe da World Service Brasil, empresa que está presente nos aeroportos de Guarulhos, Rio de Janeiro (Galeão),  Porto Alegre, Brasília, Curitiba, Florianópolis e Porto Seguro. A World Service Brasil presta diferentes tipos de serviço na aviação, um deles é o atendimento de rampa.

A frota da AirBridgeCargo Airlines atualmente é composta por 18 aeronaves, sendo seis do modelo Boeing 747-400F e doze do Boeing 747-8F.


ATR72-600 PR-TKJ da Azul finalizando o embarque para cumprir o voo AD2417 entre São José dos Campos e Rio de Janeiro.

A empresa VisionLog do Grupo Centaurea cuidou de toda a operação desde a contratação do fretamento como a preparação da carga no Instituto Inpe para o embarque, o transporte em carretas especiais para desembaraço aduaneiro, seguro desde a porta do cliente até a entrega no aeroporto de Pequim, onde a diretora da VisionLog, Alessandra Lopasso, estará para receber a carga.




O VQ-BHE foi entregue à AirBrigeCargo em Março de 2010.


O satélite, que foi dividido em três contêiners, chegou ao pátio por volta das 16:30 e foi preparado para ser colocado na aeronave.

O delicado carregamento do satélite de quase duas toneladas foi iniciado às 21:38 e a operação foi finalizada com sucesso exatamente às 00:00. O Boeing 747-400F decolou de SJK às 04:33 da madrugada de terça-feira rumo a Tenerife, nas Ilhas Canárias, depois seguiu para Moscou, na Rússia e por fim chega no dia 31 em Pequim, na China.

CBERS-4A é o sexto satélite da parceria entre Brasil e China, ele irá substituir o CBERS-4 que está em órbita atualmente. O objetivo do satélite é captar imagens do desmatamento na Amazônia.

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